MMC – Microsoft Management Console

O MMC (Microsoft Management Console) é quem nos permite executar as Ferramentas Administrativas em uma única “Janela” Console de um modo muito mais facil.
Podemos adicionar snap-ins no MMC. Snap-ins são as ferramentas que utilizamos nas tarefas administrativas em um computador ou em um domínio, como: Gerenciamento do Computador, Gerenciador de dispositivos, Modelos de segurança, e muitas outras.

Mas para que tudo isso sejá possivel, devemos ter instalado o Remote Server Administration Tools (RSA) veja no link como instalar.

Remote Server Administration Tools

Para Windows XP é necessário efetuar o Download e Instalação – MMC 3.0

No Windows 7 o MMC já vem instalado por padrão basta ir no search ou no executar e digitar MMC. Execute como Administrador caso você esteja logado com uma conta normal, isto é, sem previlégios administrativos.

Possuímos alguns modos de console, que define quais as funcionalidades estarão habilitadas em um console personalizado. Temos 2 modos:

  • Modo de autor (Author Mode) : nesse modo, todas as funcionalidades do console estarão habilitadas, como: adicionar e remover snap-ins, criar novas janelas, salvar o console e exibir todos os snap-ins adicionados ao console. Por padrão, todos os consoles são gravados no modo de autor.
  • Modo de usuário (User Mode) : nesse modo, podemos restringir as funcionalidades que estarão habilitadas em um console. É útil quando precisamos atribuir determinadas tarefas administrativas para um usuário. Esse modo possui 3 níveis:
    • Acesso Completo (Full Access) : nesse modo, os usuários poderão criar novas janelas, salvar o console e exibir todos os snap-ins adicionados ao console. Não permite adicionar e remover snap-ins.
    • Acesso limitado, várias janelas (Limited Access, Multiple Windows) : nesse modo, os usuários poderão exibir múltiplas janelas no console. Não permite adicionar ou remover um snap-in.
    • Acesso limitado, janela única (Limited Access, Single Window) : nesse modo os usuários poderão exibir apenas uma janela no console. Não permite adicionar ou remover um snap-in.

Para selecionar o Console Mode, vamos em “File” e em “Options”

– Criando MMC Personalizado

Ao Abrir o MMC devemos ir em File (Arquivo) e Add/Remove Snap-in… (Adicionar/Remover Snap-in) ou atalho Ctrl +M

Na tela “Add/Remove Snap-in” vamos adicionar as ferramentas necessárias para que possamos administrar o servidor, como por exemplo:
Server Manager

– Server Manager No Windows 2008 temos o Snap-in “Server Manager” onde contém muitas ferramentas para o gerenciamento do servidor como: DNS, Services, Event Viewer, GPMC, Disk Manager entre outras. ( No Windows 2003 Server, não temos o Server Manager, então você deve adicionar essas ferramentas individualmente)

Ao adicionar o Server Manager e manda-lo conectar-se ao servidor me deparei com o seguinte erro:

Como diz na própria mensagem do erro, um serviço necessário para a conexão WinRM (Windows Remote Management) ou seja, o Serviço de Gerenciamento remoto do Windows esta desativado ou bloqueado pelo Firewall. Caso você tenha recebido a mesma mensagem, basta executar o seguinte comando “winrm quickconfig“ no prompt de comando NO SERVIDOR.

O Prompt nos informa que o serviço esta rodando mas não esta habilitado para receber conexões remotas para gerenciamento.
O próprio prompt nos fornce a solução, digite Y (Yes) para que o prompt faça as alterações e adicione a exceção no Firewall.

Agora adicione novamente o Server Manager e clique em OK.

Pronto, temos o nosso MMC Personalizado com as ferramentas necessárias para Administrar o Server.

Agora podemos salvar o MMC e pronto!!!

Espero que seja útil!
Sugestões, Dicas ou dúvidas é so comentar…

Até a próxima!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: