Como ter um endereço de IP fixo em sua máquina

Acessar dados ou mesmo controlar remotamente a sua máquina ou a da sua empresa é algo que ajuda muito a vida de quem trabalha com computadores. Mas ter um IP fixo em uma máquina ajuda ainda mais nesse processo, afinal, você não precisará verificar com qual número o computador está conectado toda vez que quiser se conectar à Internet.

O problema é que ter um IP fixo na internet é algo caro para um usuário comum, e nem sempre é acessível, pois nem todas as empresas que fornecem esse tipo de acesso são capazes de fornecer um endereço de IP que seja sempre o mesmo (ou então cobram um valor à parte por isso). Então, qual seria a solução para aqueles que desejam ter um endereço fixo sempre apontando para a sua máquina? O serviço No-IP pode ajudar nessa questão.

Com o software No-IP, como o próprio nome sugere, você não precisa saber com qual o IP ao qual o computador está conectado à internet, pois ele redireciona esse endereço, que muda a cada vez que você se conecta, para um nome fixo definido por você mesmo. E tudo de graça.

Isso permite ao usuário, por exemplo, montar um pequeno servidor na Internet, seja para jogos ou outro tipo de aplicação, ou usar recursos de conexão remota como VNC (Virtual Network Computing) e Remote Desktop Connection (a conhecida Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows), já que eles exigem o endereço de IP da máquina de destino para fazer essa conexão. Esses são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades são infinitas.

Então, vamos aos passos para a criação de um nome de host e configuração do No-IP:

Passo 1. Cadastre-se no site do No-IP. Isso é necessário pois, antes de tudo, você precisará definir qual será o nome que fará o redirecionamento para o seu IP. Para fazer esse cadastro, acesse www.no-ip.org e clique em “Create Account”;

Passo 2. Após criar a sua conta e confirmá-la, faça o login no site do No-IP e clique em “Add a Host”. Na tela seguinte, defina o endereço desejado em “Hostname”, marque “DNS Host (A)” em “Host Type” e confirme clicando em “Create Host”. Você pode criar vários hosts em uma mesma conta;

Criando um host (Foto: Reprodução/Fernando Motta)
Passo 3. Criado o seu endereço, agora é só baixar o client do No-IP, o No-IP DUC (Dynamic Update Client), clicando em “Download Client”; e instalá-lo na máquina para a qual você deseja direcionar o endereço criado. Há versões para Windows (todas as edições), Linux e Mac;
Inserindo dados da conta (Foto: Reprodução/Fernando Motta)

Passo 4. Depois de instalar, execute o client do No-IP. Ele solicitará que você informe o e-mail e a senha da conta. Informe os dados conforme você cadastrou no passo 1 desse tutorial;

Passo 5. Em seguida, ele exibirá os hosts que você já criou no passo 2 para que você defina qual deles deseja usar nessa máquina. Basta marcar a caixinha e clicar em “Save”.

Pronto! O seu endereço físico já está redirecionando para a sua máquina, para que você possa acessá-la de onde quiser, bastando que ela esteja ligada e conectada à Internet.

Dica: clicando em “File/Preferences” na tela principal do client, você pode marcar a opção “Run as a system service” (executar como um serviço do sistema) e salvar. Isso ativa o programa para funcionar como um serviço do Windows, o que faz com que não seja necessário haver um usuário logado ao Sistema Operacional para que a captura do endereço IP da máquina funcione.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: