Microsoft vai liberar o Kinect para computadores

Após muitos rumores dados como certos, finalmente a Microsoft oficializou nesta segunda-feira (21): o sensor de movimentos Kinect vai chegar a computadores com Windows. A companhia deverá liberar o kit de desenvolvimento de softwares (SDK, na sigla em inglês) na primavera do hemisfério norte, o que significa outono no Brasil (entre 20 de março e 21 de junho).

kinect (Foto: Divulgação)

O anúncio foi feito durante o encontro TechForum, da própria empresa, pelo chefe do escritório de pesquisas e estratégias da Microosft, Craig Mundie, e o presidente da Interactive Entertainment Business, Don Mattrick. O SDK será disponibilizado gratuitamente para desenvolvedores durante o período, dando “a pesquisadores acadêmicos e entusiastas o acesso às peças-chave do sistema do Kinect, como a tecnologia de áudio, aplicação de sistema de interfaces de programação e controle direto do sensor de movimentos”.

Detalhes de licenças comerciais deverão ser disponibilizados logo após a liberação do kit para desenvolvedores. “Nossa esperança é que este SDK faça a ignição da criatividade em um ecossistema de entusiastas que já é vibrante”, diz Steve Clayton, editor do Blog da Microsoft, no anúncio.

E não é para menos. A empresa está querendo agora guiar a onda de modificações feitas no Kinect desde o seu lançamento, em novembro passado, para o console Xbox 360.

Toda essa movimentação para oficializar a compatibilidade do dispositivo com computadores quer dizer que os hacks não-oficiais que povoam o YouTube vão ganhar a chance de se tornarem oficiais, caso atendam às especificações da Microsoft. No mais recente deles, um rapaz (seu apelido no YouTube é Derrgis) utiliza o sensor de movimentos para comandar o game Space Invaders, para Atari. Os gestos mapeados por ele permitem jogar quase normalmente, como é possível ver abaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: