Cientistas criam computador com capacidade de aprendizado similar à humana

A cientista Hava Siegelmann, da Universidade de Massachusetts, trabalha na criação de um computador que, segundo ela, atingirá uma capacidade de aprendizado análoga à humana. A máquina adotaria uma evolução da máquina de Turing. Esta máquina, criada em 1936, tinha a capacidade de adaptar-se e simular à lógica de qualquer algoritmo computacional.

Imagem mostra o aspecto desordenado de uma rede neural humana (Foto: Reprodução)Aspecto da rede neural humana

Não por acaso, o projeto de construção deste computador é largamente baseado em acurados modelos matemáticos de funcionamento da rede neural do cérebro. A ideia é que o computador funcione fora do padrão que conhecemos hoje: entrada de estímulos, processamento e saída de estímulos. A ideia é que os dados de entrada sejam capazes de modificar a percepção do computador em relação aos estímulos e as tarefas, permitindo que ele aprenda e modifique-se, dependendo das tarefas que estiver realizando.

A observação do funcionamento da mente humana, segundo Hava, pode conduzir a novos sistemas completamente dependentes de máquinas Super Turing. Na estimativa da cientista, desde que funcional, máquinas que sigam este conceito podem, em pouco tempo, superar largamente as capacidades do cérebro humano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: