Pesquisadores desenvolvem painel solar mais fino que um fio de cabelo

Pesquisadores das Universidades da Áustria e de Tóquio desenvolveram um painel solar ultrafino capaz de envolver de forma completa diferentes tipos de objetos e promover uma melhor condução de energia solar aos dispositivos.

Célula de captação solar é 20 vezes mais fina que um fio de cabelo (Foto: Reprodução)
Célula de captação solar é 20 vezes mais fina que um fio de cabelo

A célula desenvolvida mede apenas 1,9 micrômetros de espessura. Para se ter uma ideia do quão fina é, um fio de cabelo humano é quase 20 vezes mais espesso que o novo painel. A novidade desenvolvida pelos cientistas, além de muito flexível, é composta por eletrodos montados em uma fina folha de plástico, que substitui a película em vidro.

O desenvolvimento dessa célula solar ultrafina tem como principal objetivo substituir as baterias convencionais de equipamentos da área da medicina, permitindo o desenvolvimento de produtos menores e com maior capacidade de precisão e transporte. Inicialmente, a nova célula não foi projetada para ser usada em equipamentos eletrônicos convencionais, como smartphones, tablets e notebooks, mas a partir desse desenvolvimento, soluções alternativas ou baseadas nessa célula podem surgir.

Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento da tecnologia está bem avançada. Isto é, as células poderão ser utilizadas para tais finalidades em até cinco anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: