Ubuntu 12.04 LTS: o que esperar da nova versão

A próxima versão do Ubuntu está em fase de desenvolvimento e será lançada no próximo dia 26, segundo o calendário oficial da Canonical. O Ubuntu 12.04 Precise Pangolin será LTS (Long Term Support), no entanto, haverá um aumento no tempo de suporte (até abril de 2017) para as versões desktop e servidor. Com isso, pode-se presumir que a Canonical está apostando na estabilidade do sistema.

Tabela comparativa de versões (Foto: https://wiki.ubuntu.com/LTS)
Tabela comparativa de versões

Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu, confirma que a interface Unity está no mercado para ficar, apesar de algumas reclamações de usuários. Quem quiser optar pela interface clássica do GNOME, ela estará funcional através de um pacote de instalação disponível na Central de Programas.

Entre os aplicativos que virão por padrão nessa nova versão estão os recém-atualizados LibreOffice 3.5, Firefox 11 e a volta do player Rhythmbox. A principal inovação é HUD (Head-Up Display), um tipo de cabeçalho/menu. O usuário terá acesso ao HUD pressionando a tecla Alt e, posteriormente, digitando a descrição do que quer executar.

HUD (Foto: Flávio Renato)
HUD

Quando o sistema estiver ocioso, será permitido que os GPUs entrem em um estado muito baixo de consumo de energia. O resultado pode ser um ganho entre 40% e 60% de autonomia. Além disso, a versão contará com um suporte nativo ao clickpad, que nada mais são do que trackpads, onde o botão físico do mouse é integrado em sua superfície. Também haverá suporte aos trackpads Magic, da Apple, e aos novos dispositivos Synaptics.

Além do esperado foco em desempenho, outras revelações chamaram atenção. Segundo o fundador do Ubuntu, a versão 12.04 LTS contará com ferramentas que facilitarão a migração a partir do Ubuntu 10.04 LTS, melhorias nos recursos para usuários avançados, suporte a múltiplos monitores, bem como melhorias na acessibilidade do sistema para portadores de necessidades especiais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: